sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Monólogo sobre Razão & Emoção


Quando não conseguimos usar a Razão é porque a Emoção se sobressaiu!
Isso é perigoso porque, vivemos num mundo no qual as pessoas estão cada vez mais “automáticas” se não nos adaptamos a “falsa racionalidade” muitas vezes ficamos pra trás, mas se usamos essa “falsa racionalidade” do senso comum estariamos realmente sendo honesto com nós mesmos, com o que sentimos e com o que provoca as nossas emoções???
É... Durante nossa vida inteira as pessoas nos induzem a usar a Razão, nos dizem que devemos ser Racionais e blá blá blá... Porque não existe um terceiro caminho? Um meio termo? Você tem que concordar comigo que não existe um meio termo entre a razão e a emoção, porque em cada situação, momento da nossa vida só pode optar entre um dos dois! Agora na somatória de todas as nossas ações podemos nos julgar mais racionais ou mais emocionais!
A meu ver, o grande lance é buscar a felicidade independente da sua escolha, racional ou emocional! Para você o que seria realmente racional? O senso comum? O que a sociedade impõe a você? Paradigmas, Tabus e Dogmas??? Eu sinceramente  me recuso a acredita que a Razão se limite a somente isso, ao senso comum! Mas e a emoção? Essa também é complicada... Santo Agostinho – Agostinho de Hipona dizia que “...o homem sempre escolhe pelo desejo que é movido pela emoção e só utilizava a razão para justificar as suas escolhas...”
Estudo Agostinho de Hipona, mas não concordo nem discordo completamente dessa afirmativa... É algo a ser avaliado! Desejo ótimas escolhas nos caminhos de todos nós!

(Sidiane Gondim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário